Transparência com o dinheiro público

As administrações públicas nos informam que não há dinheiro para uma série de programas que beneficiarão o Bem Comum. Estranho porque a quantidade de impostos que pagamos é imensa. Porque não há dinheiro suficiente?

Outro dia me debrucei no Portal da Transparencia, para ver como estava funcionando a Lei da Transparencia, sancionada pela presidente Dilma Russef em novembro de 2011.  Esta lei é preciosa e levará o país para outro patamar, se for obedecida e acompanhada.

A partir desta lei, os órgãos públicos, Executivo, Legislativo ou Judiciário, de âmbito federal, estadual ou municipal, são obrigados a fornecer  qualquer informação, para qualquer cidadão, a qualquer tempo. 

No entanto  esta lei só será verdadeiramente implantada quando o cidadão comum puder entender o funcionamento do portal, o que não acontece ainda.   As informações precisam ser feitas em linguagem popular, com links para os governos estaduais e municipais, caso contrário terá pouquissimo alcance.

Campinas fez uma excelente cartilha, mas ainda há muito trabalho a fazer. Trabalho que só será justificado se o cidadão começar  a usar estas informações, como  parceiro do poder público.

Há muitos politicos bons, competentes, desejosos de oferecer seu trabalho ao Bem Comum. Eles precisam dos bons cidadãos para ajudá-los em seu trabalho!

Ação sugerida: Conheçer  o Portal da Transparencia   e passear por ele pelo menos por cinco minutos.  Procure saber quanto de dinheiro federal foi investido em sua cidade.  Veja se a administração de sua cidade já está em dia com a lei.

E se tiver um tempo a mais, leia o abaixo assinado para:

Simplificação e formatação padrão dos Portais de Transparencia

....e

ASSINE E CONVIDE + DUAS PESSOAS PARA ASSINAREM TAMBÉM!!!!

 

 

 

Comentar

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.