O que já fizemos

2013

Fevereiro

Oficina Desenrolando o Sentir. Para os funcionários da Casa da Criança de Sousas.

Março

Oficina “Vamos Brincar de Poesia” ministrada pelo Prof. Jair Hespanholeto,  no espaço cedido pelo Colégio Illuminare. Contou com a participação de professores, membros da Rede Intersetorial de Sousas e Joaquim Egídio e interessados. “Acreditar que promover a sensibilização das pessoas através da informação e contato com o belo, é a estratégia mais eficiente para a formação de um ser humano integrado e consciente de sua corresponsabilidade com o coletivo, nos faz ver que ações como a promoção da oficina  “Vamos Brincar de Poesia”,  são  contribuidoras  de grande impacto  na proposta de construção de cidadania”Marcia Rabello Ramos - Consultora Voluntária do DESENROLARES

Junho

Semana do Meio Ambiente Participação na  Marcha “Festejando o Planeta Terra” da Rede  intersetorial de  Souzas e Joaquim Egidio. Divulgamos  a Lei dos Resíduos Sólidos e a necessidade de se valorizar as cooperativas de lixo e os catadores de materiais recicláveis, chamados de Agentes Ambientais

Participação nas manifestações de rua em Campinas com a carroça de reciclagem cidadã.

Entrega do manifesto pela reforma e reativação da Casa de Cultura de Sousas e Praças de Esporte de Sousas e Joaquim Egidio – Para prefeito com cópia para Presidente da Camara e Secretários de Esporte e Cultura.

Entrega de abaixo assinado iniciado em 2012 para o prefeito de Campinas Jonas Donizette com cópia para o Predidente da Camara de Vereadores, Secretário de Esportes e Secretário de Cultura de Campinas.

2012

Participação nas marchas semestrais da Rede Intersetorial de Sousas e Joaquim Egidio. Sua  instalação “Carroça da Reciclagem Cidadã”, feita com milhares de rolos de papelão  para chamar  atenção para a necessidade das pessoas reciclarem seu papel de cidadão participando da busca por soluções, ao invés de reclamar para quem não pode fazer nada.

Inicio da coleta de assinatura para o Manifesto pela Revitalização dos espaços de cultura e lazer de Souzas e Joaquim Egidio.

Seminário “Interagindo com a Mídia” – Unicamp

2011

Participação marcha Rede intersetorial pelo meio ambiente.

Ato contra a corrupção com a apresentação do Muro dos Valores Corrompidos no Portão 1 do Parque Taquaral em Campinas

2010

Oficinas - Lixo no chão é sujeira - Comunidade Santa Rita de Cássia

Marchas  - da Rede Intersetorial de Sousas e Joaquim Egidio

Meio   Ambiente  no primeiro semestre com a divulgação da lista de compromissos com o planeta e  no segundo semestre Marcha pela paz      

Fórum Redes Intersetoriais

2009

Oficinas

Rolos do meio Ambiente - Oficina em Estações  no Shopping Parpque Dom Pedro -

ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente – Simpro – Sindicato dos Professores de Campinas 

 

Candido Ferreira , usuários da Casa dos Sonhos– apresentação do rolo e do desenrolar, confeção de mandala

 

 

Exposição

Ecomercado Avis Rara

Participação na marcha “Festejando o Planeta Terra”  ––Participação à  Marcha da Rede  intersetorial de  Souzas e Joaquim Egidio pelo Meio Ambiente  focalizando a questão do lixo no chão e da coleta  do óleo descartado de cozinha como  combustível.

Participação II Fórum Paulista de Arteterapia representados por  Maíra Bonafé Sei -  Mestre e Doutora em Psicologia Clínica pelo IP-USP; docente de cursos de especialização em Arteterapia; Membro do Conselho Diretor da AATESP.

2008

OFICINAS

Fund. Sindrome de Down com os professor Fátima e José Pacheco da Escola  da Ponte Inclusão - Desenrolando as diferenças – 08.

Oficina de Assertividade  Campinas/Cecoia – Alfenas/ Amor Exigente – Valinhos/Ponto Consciente

ENCONTROS

Encontro dos familiares Rede Intersetorial de Sousas e Joaquim Egidio.

Escolhas - O que posso fazer para melhorar minha vida ?        

Encontro de ação comunitária no Cecoia: O que posso fazer para melhorar o mundo ?

Participação no IV Fórum Intersetorial realizado pela Assistência Social da Prefeitura de Campinas

2007

OFICINAS

Eco mercado Avis Rara Campinas - Meio ambiente

 Cecoia - Crescimento Pessoal

Grupo Primavera - Ética

Correio Escola - Assertividade     

2006

Estourou o Mensalão e o Desenrola Brasil perdeu a fala e a esperança por um ano. 

2005

Abril

Praça Centro Convivência para mostrar Projeto de Lei e recolher assinaturas.

No dia 29 de abril,  último dia do prazo de entrega para Declarações de Imposto de Renda, voltamos à mesma praça para recolher assinaturas de apoio ao Projeto de Lei 1300/1999 que visava facilitar a maneira de se destinar parte do Imposto de Renda para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Mandamos 8000 assinaturas para os senadores em Brasília numa caixa com rolos e ‘desenrolados’ pintados.

Hoje o processo de destinação foi em parte facilitado. É  possível a pessoa física destinar até 3 % de seu imposto de renda, na data da entrega da declaração. Os restantes 3 % permitidos devem ser destinados até o último dia útil do ano.

Janeiro

Praça conhecida como Centro de Convivência - Posse do prefeito.

Estivemos presentes no dia primeiro, na posse do prefeito e dos vereadores de Campinas, na Praça do Centro de Convivência. Levamos a cadeira de rolos feita pela artista Elsa Cencig  para ilustrar a imensa quantidade de rolos que nossos representantes políticos irão enfrentar. Resta saber se irão enfrentar ou criar outros...  Ficamos ao lado do monumento em homenagem a Teotônio Vilela, que diz: “Apesar de todas as desgraças há uma Pátria e é por esta Pátria que ainda estou lutando. A esta Pátria, se eu pudesse renascer hoje, iria dedicar todo o meu tempo novo, em uma Campanha de Restauração da Dignidade da vida do País”